Anteriormente chamado de Semana de Química Ambiental (SQA), o evento é realizado há 13 anos de forma ininterrupta no Campus da UNESP de São José do Rio Preto (IBILCE), no noroeste do estado de São Paulo. Em 2017, após algumas reformulações, será realizada a XIV Semana de Química (SeQ) e I Congresso de Química do Noroeste Paulista. Ela foi criada com o intuito de complementar a formação dos graduandos dos dois cursos de Química: Bacharelado em Química Ambiental e Licenciatura em Química, além de enfatizar a abrangência de possibilidades de atuação por propiciar parcerias com outras áreas de conhecimento, sendo organizada por uma comissão de discentes que conta com a assessoria de docentes e servidores técnico-administrativos do Departamento de Química e Ciências Ambientais.

Participam do evento, discentes e docentes da UNESP (São José do Rio Preto e outros campus) e de outras universidades, bem como profissionais da área interessados e que desenvolvam ações relativas aos temas abordados. Aos inscritos são oferecidas palestras, minicursos, apresentação de pesquisas científicas e eventos sócio-culturais.

A I Semana de Química Ambiental ocorreu em junho de 2004 e desde então conta com um número crescente de inscrições, sendo previsto para 2017 cerca de 200 participantes, com base no número de inscritos nas últimas edições.

O evento tem como tema “Construindo o conhecimento químico por meio do ensino e da pesquisa”, assim possibilitando a interação entre as diversas áreas da química e proporcionando a integração entre os participantes do evento.